sábado, 9 de abril de 2011

Preparando o estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Grande parte dos alunos ojerizam a biologia. Quando começam estudá-la, ficam estressados, exatamente porque pensam que, para estudar as  matérias pertencentes às ciências biológicas, precisam somente decorar certos conceitos e nomenclaturas existentes. Mas isto não basta para ser um bom estudante de biologia. É necessário compreendê-la, associando-a com o mundo a sua volta, relacionando-a com certos fenômenos presentes em nosso cotidiano. A esta forma de processo ensino-aprendizagem, onde se valorizam não somente o aspecto cognitivo (conhecimento) mas as habilidades e as capacidades dos alunos para interpretar certos fenômenos perante algumas situações apresentadas (situações-problemas), chama-se de avaliação por competências.

Para iniciar a preparação para o enem, precisamos, logicamente, traçar planos e metas. Termos certos objetivos em mente. Em primeiro lugar, precisamos fazer a seguinte pergunta: qual é o foco da prova do enem? Para respondermos a esse questionamento, devemos entrar no site do ENEM na página do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e analisarmos, com muita calma, a Matriz de Referência do ENEM (http://www.enem.inep.gov.br/pdf/Enem2009_matriz.pdf) e procurar o item Matriz de Referência para as Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para facilitar a compreensão, poderão verificar que as ciências da natureza e suas tecnologias foram divididas em 8 competências, e para cada competência apresentada existem algumas habilidades que devem ser trabalhadas pelos alunos. No caso das ciências biológicas, interessam, especificamente, as competências de números 1, 3, 4, 5 e 8. E dentro das competências, temos as seguintes habilidades (H): para a competência 1, interessa-nos H4; para atingirmos a competência 3, H8 até H12; para a competência 4, H13 até H16; para a competência 5, da H17 até H19 e, finalmente, competência 8, da H28 até H30. Pode-se verificar facilmente que das 30 habilidades desejadas, 16 estão relacionadas com a biologia.

Essas habilidades, se compararmos com os existentes na avaliação por objetivos, são equivalentes aos "objetivos propostos", se bem com um enfoque bem diferente, relacionadas com a avaliação por competências, que são muito diferentes. Neste caso, por estar se falando em competências, e não em objetivos, o foco das questões deverão outros, valorizando-se SEMPRE a interdisciplinaridade e a solução de situações-problemas, semelhantes às questões modelo existentes no link http://enem.inep.gov.br/downloads.php, onde poderão verificar, "in loco", o padrão de elaboração e exigência das questões.

Mas uma vez realizado esse passo, como estudar para o ENEM?
Deve-se ter em mente que, para estudar as ciências da natureza, especificamente a biologia, devemos ter associado os aspectos relacionados ao conhecimento, habilidades e atitudes. Dessa forma, não basta se organizar e ficar estudando os diversos livros de biologia, referentes às matérias existentes. O conhecimento é apenas uma parte da prova, podemos até dizer, sem medo de errar, que representa apenas 1/3 da exigência de uma questão, estando prevista em apenas uma competência, a de número 8: "APROPRIAR-SE do conhecimento de biologia....As demais competências estão relacionadas com os verbos COMPREENDER, ASSOCIAR e AVALIAR. Logo, devemos ter uma forte capacidade de interpretar gráficos, tabelas e o entorno, atráves de um trabalho reflexivo. Mas como iremos adquirir essas novas capacidades?

A partir deste ponto, o aluno deverá sair dos livros e passar para a contextualização. A leitura de revistas como "Superinteressante", "Galileu", "Com Ciência Ambiental" e outras devem fazer parte do cotidiano. Visitar páginas na internet que abordem a questão ambiental, tais como a do Instituto socioambiental (ISA), no link http://www.socioambiental.org/ ou do greenpeace no link http://www.greenpeace.org/brasil/ ou ainda a wwf, no link http://www.wwf.org.br/ é uma passo importante para o surgimento de uma capacidade reflexiva. Além dessas leituras, diversos programas educativos podem ser assistidos com a finalidade de dar capacidade de refletir sobre a situação das ciências no Brasil e suas aplicações, como "Globo Ecologia", "Globo Rural" e "Globo Universidade", lembrando que todos são transmitidos aos sábados, a partir das 06:00.

Por fim, para terminar esta autoajuda, lembrem-se de organizar os horários de estudo. Não basta ter disponível todas as fontes de estudo, mas precisamos nos organizar. No ENEM não será avaliado somente a biologia, mas todas as demais disciplinas do ensino médio. Por isso a administração do tempo é fundamental.

Bons estudos e vamos à luta!

Um comentário:

  1. Esse assunto é algo que muita gente não sabe, ou que tem que pagar cursinho pra saber.
    Qualquer hora vou postar sobre o ENEM também e com certeza passo aqui para fazer um aproveitamento do que vocÊ postou.
    Forte Abraço!

    ResponderExcluir