É importante sabermos que existem diversos objetos de aprendizagem, que podem ser muito bem utilizados para auxiliar o professor na execução do processo ensino-aprendizagem.
Uma das características da abordagem construtivista, é que o aluno é o centro do processo educacional, tirando o foco do professor, possibilitando-o aprender por meio da construção de seu próprio conhecimento.
A Biologia, como ciência, explora diversos conceitos que, apesar de referir-se a processos biológicos que ocorrem na natureza, na maioria das vezes, são abstratos, por serem de difícil visualização e entendimento por parte dos alunos.
Dessa forma, uma ferramenta bastante utilizada em sala de aula, mas não a única existente, é a utilização de softwares educativos, que auxiliam na visualização e entendimento de certos conceitos. No caso, pode-se utilizar software que simulam determinados fenômenos:
No exemplo acima, o software educativo empregado auxiliaria o professor à demonstração do conceito meiose, assunto que, em média, é ministrado em 3 horas-aulas mas que, devido a sua dinâmica, auxilia na visualização desse conceito.
Mas quais são as vantagens de se utilizar essas ferramentas?
Para o aluno - permite que este possa construir certos conceitos básicos ou reformular entendimentos porventura não explicitamente compreendidos durante a aula;
Para o professor - é uma forma mais fácil de entrar no entendimento do aluno, uma vez que a maioria dos alunos estão muito familiarizados com o ambiente virtual. Mas lembrar sempre que o professor deve planejar muito bem o emprego de determinada objeto de aprendizagem, de acordo com o objetivo desejado.
Uma outra forma bastante utilizada, como podemos ver no fragmento acima, e que pode auxiliar na fixação de conceitos já demonstrados e construídos pelo aluno, é a utilização de fragmentos de vídeos, no caso, na forma de aula, com o objetivo de reforçar a fixação de ideias e conceitos que porventura tenham ficado muito disperso no ambiente de aprendizagem.
Por fim, cabe ressaltar que a utilização dos objetos de aprendizagem é uma ferramenta importante para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno, dentro da ótica construtivista, crie e amplie seu conhecimento.
Excelente texto e comentários sobre a abordagem construtivista. Fiquei curiosa em saber se vc testou algum software. Quando o fizer, compartilhe a sua experiência conosco!
ResponderExcluir