sábado, 14 de maio de 2011

Uso da Ferramenta Hot Potatoes

O uso de objetos de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem está se confirmando ser uma ferramenta muito prática para auxiliar o professor na tarefa educacional. Para testar a possibilidade de criar exercícios para que o aluno possa realizar sua autoavaliação, verificando se o que foi ensinado em sala ou à distância foi compreendido, testei o software "Hot Potatoes" cuja análise descrevo nesta página.

O Hot Potatoes é um programa que contém um pacote de 6 ferramentas ou programas de autor, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Desenvolvimento do Centro de Informática e Média da Universidade de Victória, Canadá. Estes programas possibilitam, ao professor, a criação de 6 tipos de exercícios interativos para a Web. O programa aceita o idioma português e pode ser completamente configurado para a nossa língua, o que facilita o seu entendimento. Existe uma página na net onde o professor pode baixar um manual autoexplicativa, em português, o que facilita o conhecimento da ferramenta. Tal página é da UARTE (Unidade de Apoio à Rede Telemática Educativa) e esta disponível no link abaixo:


É importante salientar que o software é GRATUITO para a educação, no entanto, deve se fazer o registro do programa, bastando, para isso, preencher o formulário no próprio site do programa. Nós podemos fazer o download diretamente da página da Universidade de Victória, no Canáda, atráves do Link abaixo:


Após realizar o download, lembrar que se deve instalar o programa. Para isso, basta seguir as orientações do próprio programa, lembrando apenas de antes escolher o idioma Português. Ao final da instalação, será solicitado apenas para que seja realizado o registro do software. Logo, há a necessidade de permanecer conectado na internet.

Para se trabalhar com esse programa, tudo que precisamos saber é onde temos que colocar os dados (textos, questões, respostas, imagens, etc...), pois os programas criarão, automaticamente, a página da web respectiva. Basta seguir o manual de instrução e ter um pouco de espírito autodidata que conseguirá montar suas questões. Como exemplo, usei duas ferramentas para explorar o software:  Questões de preencher lacunas e questões de múltipla escolha. Veja o resultado abaixo:

Questão de preenchimento de lacuna:

Questão de múltipla escolha:

Por fim, algumas dicas:
a) Após confeccionar e testar a ferramenta em seu computador e salvar o exercício, salve também em htm, para facilitar a postagem posterior no servidor. No menu arquivo, escolha a opção "Exportar para Web";
b) Após deixar em condições de uso na Web, o arquivo deverá ser postado em um servidor. Sugiro o Dropbox, pela sua praticidade. Basta baixar o arquivo na página eletrônica do Dropbox, no link (https://www.dropbox.com/), realizar a instalação no seu computador e cadastrar o usuário.

De resto, basta brincar com a ferramenta e criar suas avaliações virtuais.

Boa aplicação da ferramenta!





terça-feira, 3 de maio de 2011

Aplicação de Objetos da Aprendizagem no Ensino de Biologia

     É importante sabermos que existem diversos objetos de aprendizagem, que podem ser muito bem utilizados para auxiliar o professor na execução do processo ensino-aprendizagem.

      Uma das características da abordagem construtivista, é que o aluno é o centro do processo educacional, tirando o foco do professor, possibilitando-o aprender por meio da construção de seu próprio conhecimento.

     A Biologia, como ciência, explora diversos conceitos que, apesar de referir-se a processos biológicos que ocorrem na natureza, na maioria das vezes, são abstratos, por serem de difícil visualização e entendimento por parte dos alunos.

     Dessa forma, uma ferramenta bastante utilizada em sala de aula, mas não a única existente, é a utilização de softwares educativos, que auxiliam na visualização e entendimento de certos conceitos. No caso, pode-se utilizar software que simulam determinados fenômenos:




     No exemplo acima, o software educativo empregado auxiliaria o professor à demonstração do conceito  meiose, assunto que, em média, é ministrado em 3 horas-aulas mas que, devido a sua dinâmica, auxilia na visualização desse conceito.

     Mas quais são as vantagens de se utilizar essas ferramentas? 
Para o aluno - permite que este possa construir certos conceitos básicos ou reformular entendimentos porventura não explicitamente compreendidos durante a aula;
Para o professor - é uma forma mais fácil de entrar no entendimento do aluno, uma vez que a maioria dos alunos estão muito familiarizados com o ambiente virtual. Mas lembrar sempre que o professor deve planejar muito bem o emprego de determinada objeto de aprendizagem, de acordo com o objetivo desejado.


     Uma outra forma bastante utilizada, como podemos ver no fragmento acima, e que pode auxiliar na fixação de conceitos já demonstrados e construídos pelo aluno, é a utilização de fragmentos de vídeos, no caso, na forma de aula, com o objetivo de reforçar a fixação de ideias e conceitos que porventura tenham ficado muito disperso no ambiente de aprendizagem.

     Por fim, cabe ressaltar que a utilização dos objetos de aprendizagem é uma ferramenta importante para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno, dentro da ótica construtivista, crie e amplie seu conhecimento.

domingo, 1 de maio de 2011

Introdução à Ecologia

     O que é Ecologia? Quais são as temáticas abordadas por esta disciplina. Normalmente, a primeira aula dedica-se ao estudo de alguns conceitos básicos, importantes para a compreensão da mesma. 

     Pode-se definir Ecologia como a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio e, ao mesmo tempo, as relações mantidas por estes seres vivos entre si.

     Outra questão importante a ser abordada, dentro da biologia, são os níveis de organização existentes entre os seres vivos. A Ecologia, por ser uma ciência que estuda essas relações existentes, toma como objeto de estudo a forma como se dá esse relacionamento dentro da mesma espécie, com indivíduos de outras espécies e/ou com o meio. Assim, o nível de organização mais básico que a Ecologia deve se ater, é o de População, entendido como o conjunto de seres vivos, de uma mesma espécie, que se relacionam, dentro de uma mesma área geográfica, em um mesmo intervalo de tempo.

     Um conceito importante é o de Comunidade Biológica ou Biocenose,  entendido como sendo o conjunto de seres vivos, de diferentes espécies, que mantém alguma forma de relação entre si, dentro de uma mesma área geográfica, em um mesmo intervalo de tempo.

     O estudante de biologia deve, a partir de sua vivência, compreender a ideia primária de Ecossistema. Independente da definição ou da abordagem existente, consultada pelo estudante em algum livro texto, é importante salientar que os ecossistemas são adimensionais e que ocorrem, em seu interior, trocas, chamadas de fluxos, tanto de matéria como de energia. Assim, para que se tenha um entendimento a respeito dessa ideia central, não basta sabermos de que é constituído pela comunidade biótica e pelos recursos ambientais existentes em um meio definido, mas deve-se compreender como se relacionam, por meio destes fluxos.

     Assim, a partir desse entendimento, surge a necessidade do aluno estudar e compreender duas novas questões dentro da ecologia: o fluxo de energia - Cadeia Alimentar - e o fluxo de matéria - Ciclos Biogeoquímicos.


     Não vou esgotar o assunto por aqui, por ser uma temática muito ampla. Mas vou deixar uma apresentação publicada, que servirá como orientação para que o estudante balize o estudo inicial de ecologia.